Viajando por aí: Cartagena das Índias - Colômbia

25 de outubro de 2015

Até que enfim saiu!!! hahahaah  Nosso Viajando por aí de hoje é em Cartagena das Índias na Colômbia. Quem me acompanha no Instagram, (@tati.blzdeser) viu que estive por lá no comecinho de Setembro em mais uma viagem com um grupo de colegas do trabalho. Então vamos lá conhecer?

A cidade natal do escrito Gabriel García Márquez, autor de Cem anos de solidão, é margiada pelo Mar das Caraíbas e é conhecida principalmente por seu centro histórico todo amuralhado e cheio de charmosas edificações com mais de 400 anos de vida. A cidade foi um importante porto de chegada para embarcações espanholas no século XVI, consequentemente atraia as visitas indesejadas de piratas, por isso a cidade tem essa característica de forte e muralhas que a defendia dos constantes ataques.

Hotel Las Americas Casa de Playa onde ficamos na cidade, fica bem perto do Aeroporto Internacional de Cartagenas levando mais ou menos uns 10 minutos de traslado.

Na foto maior: o hall de entrada do hotel. Nas fotos a direita de cima a baixo: a piscina com tobogã; outra piscina do hotel; a vista da área da piscina com tobogã que esta bem de frente para a praia; a nossa vista do quarto. Da direita para a esquerda: o nosso quarto; eu fazendo posse de rica na parte superior do hall do hotel; e á frente do hotel.

Em Cartagena quase não aproveitamos o hotel, pois saímos muito para city tours pelo centro, ou para almoçar e jantar na cidade, mas é um belo hotel, bem equipado e tranquilo. Uma opção bem comoda para se instalar na cidade, pois fica perto de praticamente tudo. O hotel também é muito procurado por empresas para reuniões de negócios, conferências e etc.

No mesmo dia á noite, saímos para jantar no centro histórico no restaurante El Santísimo. É um restaurante bem renomado na cidade, que mistura as técnicas da Cordon Bleu, (escola de culinária francesa famosíssima no mundo por formar os melhores chefes) com ingredientes caribenhos e a culinária tipica de Cartagena.

O restaurante El Santísimo: Há um boneco vestido de Carrasco para tirar fotos logo na entrada do restaurante!

Como uma boa taurina que sou, a comida é o que mais me chama atenção nas viagens, e aqui não foi diferente. Jantar magnifico com um cardápio especialmente montado para o nosso grupo, com frutos do mar e especialidades da comida caribenha. A única coisa que não gostamos ( e isso foi quase uma unanimidade no grupo) foram das bebidas alcoólicas que eram bem fraquinhas. Pra mim, que não sou chegada numa birita, foi o de menos! Veredicto: Vale super a pena visitar o local, recomendo!

Algumas das delícias que provamos por lá:

Na foto principal: San Martin Pescador, o prato principal com filé de peixe, frutos do mar e camarões e chips de banana. A cima a direita o cardápio montado para o nosso grupo. Abaixo: a nosso aperitivo feito de vinho tinto. A entrada: Crepe del Lama Goloso um delicado crepe recheado de verduras refogadas no azeite com molho de salsa e azeitonas. E a sobremesa: La Lujuria um crepe de chocolate recheado com sorvete de baunilha, com calda de chocolate branco e licor de menta.

O dia seguinte foi bem agitado! Começamos o dia com uma visita guiada pelo famoso Castillo  San Felipe de Barajas. Uma construção de pedra que levou mais de 100 anos para ser construída, e que funcionava como forte e prisão. A vista do local é impressionante! Entramos dentro do castelo por túneis minúsculos onde havia várias celas que funcionavam como prisões. Uma dica: se você tem claustrofobia não entre, pois é de dar agonia lá embaixo! É escuro, cheio de túneis apertados e abafado que só! Não via a hora de sair dali, só fui mesmo por que a curiosidade foi maior que o medo!

Um pequeno vídeo mostrando a vista do Castelo!

Logo após fomos visitar o Convento Santa Cruz de La Popa, uma construção no local mais alto da cidade, com uma vista linda da cidade toda, e que data de 1607. No geral não curto muito visitar igrejas e conventos, mas o que me encantou nesse local foi, claro a vista, e o jardim interno que é uma graça!
O convento também tem um museu com peças religiosas e artefatos usados no século XVI pelos agostinhos, ordem que ocupava o convento.

Antes do almoço ainda fomos visitar a Joyeria Caribe Museum & Factory, um misto de museu, loja e fabrica de jóias especializada na confecção de jóias com esmeraldas. Pra quem não sabe a Colômbia é uma das maiores produtoras de esmeraldas do mundo! Existem muitas joalherias pelo país especializada em jóias com essa pedra lindíssima. Fiquei encantada com o lugar! Logo que entramos no local a guia nos mostra como acontece a limpeza e lapidação da pedra.

Em seguida fomos para a loja propriamente dita, onde você encontra jóias lindíssimas em ouro e prata, todas com esmeraldas. Os preços são bem salgados, não dava para esperar menos que isso, não é? Afinal a gente tá falando de pedra preciosa! Fiquei tentada a levar um anel de prata com três pequeninas pedrinhas verdinhas pela bagatela de U$80,00! Mas deu uma dor enorme de gastar tudo isso com algo que eu não teria nem onde usar! Imagina eu desfilando pela PG com meu anel bapho por aí...primeira esquina já arrancavam o anel do meu dedo!!!

O andar de cima da loja, funciona como museu, e você fica de queixo caído com as peças em esmeralda em formato de tudo que você possa imaginar.

Pra quem gosta e esta disposto a gastar umas verdinhas é um lugar muito bom de se visitar, e até para aqueles que não estão disposto a comprar vale a pena para conhecer mais sobre a confecção de jóias, e sobre a história da extração da esmeralda no país.

Fomos almoçar no restaurante Quebracho dentro da cidade murada. O restaurante é um dos melhores em carnes da cidade, especializada na culinária e cortes argentinos. O caminho para o restaurante foi todo feito a pé pelas ruazinhas da cidade murada, e foi um encanto finalmente entrar nesse livro de histórias ao céu aberto!

O restaurante Quebracho, e o nosso prato principal que me faz salivar até agora! Muito bom restaurante vale a visita, recomendo!

Após o almoço a maioria do grupo volto com a guia para o hotel, pois a maioria reclamava muito do forte calor que fazia, muitos preferiram voltar e se divertir na piscina. Eu, Natasha e mais um pequeno grupo resolvemos desbravar as ruazinhas da cidade histórica. Afinal, esse era o encanto principal da viagem!!

Tirei muitas fotos de prédios que é um mais lindo que o outro! Fomos atrás da famosa bolsa Wayuu, que vende em qualquer esquina por lá, e é vendida hiper caro aqui no Brasil! Eu não curto esse tipo de bolsa, mas minha amiga levou duas, e devo concordar que são muito bem feitas. até as que são vendidas por vendedores de rua. Então se você curte esse tipo de bolsa deixe para comprar lá, que custou mais ou menos uns 70.000,00 Pesos Colombianos, algo em torno de uns R$ 100,00. Nada mal para quem pagaria de R$ 250,00 a R$ 360,00, se comprasse aqui!

Algumas fotos do centro histórico, e da "calçada da fama" das ganhadoras do concurso de beleza do país, que fica em frente  a Casa Sede del Concurso Nacional de Belleza.

E claro que eu, como uma boa roqueira que sou não poderia deixar de visitar o Hard Rock Café, né!? Um sonho realizado! E qual foi a minha surpresa ao encontrar uma roupa usada pela minha musa mor Madonna em exposição no museu?! Quase pirei minha gente!

A fachada do Hard Rock Cafe. Eu e a roupita da minha Diva, que foi usada na turnê The Girlie Show no começo dos anos 90.
Ufa! Depois disso tudo voltamos ao hotel de táxi, e aproveitamos o finalzinho da tarde na piscina pra descansar. Uma boa notícia aos turistas, os táxis em Cartagena são tabelados, não existe bandeira nenhuma lá, então é um meio de transporte bem barato, acessível e tem uma boa frota de carros! Pagamos 12.000,00 Pesos Colombianos pelo trajeto até o hotel. Um valor super amigo!

A noite saímos para jantar em grande estilo! Uma Chiva Rumbera, uma espécie de ônibus aberto que é um transporte típico local, veio nos pegar no hotel e fizemos todo o trajeto até o restaurante ao som de músicos tocando canções populares do país, e tomando rum com seven up!

Aqui está o vídeo pra mostrar um pouco da bagunça na Chiva:

Obs: A pessoa tem sérios problemas com câmeras hahahah Eu travo completamente! E depois quer ser Youtuber, diz... como?!

O nosso jantar foi no restaurante Mister Babilla, um misto de restaurante e casa noturna com pista de dança. O jantar foi bem simples mas muito saboroso! Recomendo!!

Eu posando na frente da Chiva nomeada de La Pechichona!

E é isso pessoal! Espero que tenham gostado, o post ficou gigante, mas quis fazer assim pra dividir por cidades. No próximo post fica ligado que vai ter a segunda parte dessa viagem mara, que é em San Andrés, o paraíso de águas de sete cores!!!

Diz aí nos comentários o que você achou da viagem, vou gostar muito de saber!

Se você se interessou pelo roteiro e pela cidade, aqui estão alguns link para você pesquisar valores sobre o destino:

Hotel (esse é o site da rede, que tem vários hotéis pela cidade):

Esse é o link para a Agência de viagens que fez todo o roteiro da viagem, inclusive para a nossa viagem para Punta Cana também:

Informações adicionais:  Wikipédia, Melhores Destinos, Four Points, Colômbia.travel.

Imagem de frente do restaurante Quebracho, site: